quarta-feira, 30 de março de 2011

REGRAS DE XADREZ...

Desistência e Proposta de Empate

Um jogador pode desistir a qualquer momento, o que implica a sua derrota.

Após realizar uma jogada um jogador pode propor empate. O adversário pode aceitar, o jogo termina com empate, ou recusar, o jogo continua regularmente.

Repetição de Posições

Quando a mesma posição é atingida três vezes com o mesmo lado a jogar, este pode optar por terminar o jogo com empate.

Regra das 50 jogadas

Se existirem 50 jogadas consecutivas sem capturas ou movimentos de peões, isto é 50 lances para as brancas e 50 lances para as pretas, qualquer dos jogadores pode optar por terminar o jogo com empate.

Tocar nas Peças

Esta regra diz que quando se toca numa peça esta tem de ser jogada, ou do francês: "piece touche piece joue". Caso o jogador necessite arrumar suas peças no tabuleiro, por estarem mal posicionadas nas casas, este deve solicitar permissão ao adversário, ou pronunciar a palavra "jadoube", que significa licensa.


Sistemas de Notação de partidas

> Uma partida de xadrez pode ser anotada por vários sistemas.
> Através da notação, é possível jogar xadrez por correspondência, telefone, fax, e-mail, etc.
> Atualmente, o sistema oficial é o algébrico, que é bastante simples.
> As oito linhas do tabuleiro são numeradas de 1 a 8, das brancas para as pretas.
> As brancas ocupam inicialmente as linhas 1 e 2. As pretas, as linhas 8 e 7.
> As oito colunas recebem letras minúsculas que vão de a a h, da esquerda para a direita em relação à posição das brancas.
> Cada casa do tabuleiro recebe um endereço que é formado pela letra de sua coluna e o número de sua linha.

> As peças recebem letras maiúsculas:
Rei = R
Dama = D
Torre = T
Bispo = B
Cavalo = C

> A inicial P dos peões não é utilizada.

Para ler ou escrever um lance, indica-se a letra inicial da peça e o endereço da casa para onde ela vai.Ex. Re2(o rei vai para a casa e2), Db5 (a dama vai para a casa b5), Tf1 (a torre vai para a casa f1), Bg5 (o bispo vai para a casa g5). Em caso de capturas, o lance é anotado normalmente, colocando-se um x após a letra inicial da peça. Ex: Rxh2 (o rei captura em h2), Dxd8 (a dama captura em d8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário