por
Pedro Alcântara
O maior
triunfo de Morphy aos olhos do público foi uma exibição de
olhos vendados no Régence, quando enfrentou simultaneamente oito
dos mais fortes jogadores de Paris.A notícia dessa exibição
causou terrível excitação.Ninguém acreditava que mesmo esse
gênio do xadrez pudesse, sem ver os tabuleiros, enfrentar com
êxito oito jogadores com fôrça quase de mestres. Todos os
jornais haviam anunciado que o espetáculo começaria ao
meio-dia, mas as salas de jogo do café encheram-se com muita
antecedencia. Dominando todos os demais, estava a enorme figura
de "Père" Morel, um forte amador e frequentador do
café, que era um dos mais ardorosos admiradores de Morphy e
responsável pela organização da disputa.Muito preocupado, ele
perguntou a Edge se Morphy sabia que os oito jogadores com quem
se defrontaria eram realmente dos mais fortes que se podiam
encontrar em Paris. Temia um fiasco completo. Os garçons haviam
isolado com cordas um espaço para uma grande poltrona, na qual
Morphy se sentou confortavelmente. Dois diretores do clube de
xadrez anunciavam os lances de seus adversários e as respostas
dadas por Morphy. A excitação atingiu um auge quando o jovem
americano passou dos lances iniciais para o meio da partida,
tabuleiro após tabuleiro, sem cometer um único erro.
"Père" Morel, soprando nuvens de seu imenso cachimbo
como a fumaçã do Vesúvio, abria caminho entre os tabuleiros,
acompanhando cada partida com crescente espanto, e mostrava-se
positivamente furioso quando alguém lhe perguntava o que pensava
daquilo tudo.Ao entardecer, vendo-o sentado no fundo da sala,
evidentemente assombrado pela realização, Edge
disse-lhe:"Bem, Sr. Morel, acredita agora que Morphy pode
jogar contra oito adversários desses ? Ergueu a cabeça com ar
súplice e respondeu: "Por favor, não fale comigo. O
Sr.Morphy me faz doer a cabeça." Dois dos jogadores
conseguiram o empate. Os outros foram derrotados, um após outro,
até restar finalmente apenas "Mounsieur" Seguin, um
dos mais fortes amadores da França.Havia declarado abertamente
que não acreditava ser possível a alguém derrotá-lo sem ver o
tabuleiro.Finalmente, porém, Morphy venceu-o num belo final de
Peão e obrigou-o a desistir. Edge descreve
dramaticamente o efeito sobre a multidão:"Imediatamente
teve início uma cena como eu dificilmente espero testemunhar de
novo. Morphy levantou-se da poltrona na qual permanecera quase
imóvel durante dez horas consecutivas, sem tomar absolutamente
nada, nem mesmo água, durante o tempo todo; apesar disso, estava
aparentemente tão descansado como quando se sentara.Os ingleses
e americanos, dos quais havia numerosos presentes, emitiram
retumbantes aplausos anglo-saxônicos e os franceses
acompanharam, ao mesmo tempo que toda a multidão avançou em
direção a nosso herói.Os garçons do café haviam tramado uma
conspiração para carregar Morphy em triunfo sobre seus ombros,
mas a multidão era tão compacta que não puderam aproximar-se
dele e tiveram finalmente de abandonar a tentativa.Grandes
indivíduos barbudos agarravam suas mãos e quase arrancavam seus
braços. Transcorreu quase meia hora antes que ele pudesse sair
do café."Père" Morel abriu passagem a força através
da multidão e finalmente chegamos à rua. Lá, a cena se
repetiu: a multidão era maior fora do que no café e os gritos,
se possível, eram mais ensurdecedores.Encaminhamo-nos para o
Palais Royal, mas a multidão seguiu-nos e , quando chegamos à
casa de guarda da Guarda Imperial, sergents
de ville e soldados saíram correndo para
ver se uma nova revolução estava em progresso."
Todos os
jornais de Paris passaram a escrever sobre Morphy. Com os jornais
ilustrados publicando retratos seus e com inúmeros artigos a seu
respeito nos diários, ele começou a ficar famoso.Saint-Amant
escreve que Morphy satisfez uma necessidade havia muito tempo
sentida por Paris: a necessidade de um herói.O conhecido
escultor Lequesne, forte amador de xadrez que fora um dos oito
adversários de Morphy na exibição de olhos vendados, fez seu
busto, com tanto amor e entusiasmo a ponto de produzir uma
obra-prima que toda Paris procurava ver para cirticar e
elogiar.Toda essa notoriedade logo começou a causar excitações
nos saloons da sociedade francesa.Repentinamente, duquesas e
princesas pareceram lembrar-se de que haviam aprendido a jogar
xadrez.Damas da nobreza faziam cair uma chuva de convites sobre
Morphy, que foi requestado como poucos jovens antes dele haviam
sido. Entre
os nobres, conheceu alguns inveterados amadores de xadrez, como o
Duque de Brunswick e os Condes Isouard e Casabianca, cuja força
no jogo era muito superior à média.Sua Alteza Real, o duque,
tinha verdadeira mania pelo jogo e não passava sem um tabuleiro
mesmo em seu camarote na ópera italiana, onde Morphy foi muitas
vezes como seu convidado.Uma partida entre Morphy e Brunswick,
com o Conde Isouard como consultor - uma das jóias conhecidas
por todos os aficionados do xadrez - foi jogada naquele camarote
durante uma apresentação na "Norma".Morphy gostava
apaixonadamente de música e teria preferido assistir à ópera a
prestar atenção à partida de xadrez.Todavia, o duque e o conde
ficaram voltados para o palco - o camarote era quase sobre ele -
embora nem sequer olhassem para os intérpretes.Assim, Morphy,
sentado diante do duque, voltava as costas para o palco, para seu
grande desgosto e para satisfação de todos os amantes do
xadrez. É triste pensar que os triunfos de Morphy
na Europa representaram a única felicidade que um destino
injusto reservara para ele. Quando regressou aos Estados Unidos,
recebeu grandes ovações em toda parte, mas logo verificou -
como Philidor, cem anos antes - que as pessoas não acreditavam
que um grande artista ou um grande mestre de xadrez pudesse ser
bom em outra profissão. Os mesmos homens que orgulhosamente o
saudavam como a glória de Nova Orleãs abandonaram-no
completamente quando desejou estabelecer-se como advogado, embora
tivesse abandonado completamente o xadrez e se dedicado
exclusivamente a completar seus preparativos para uma carreira
jurídica. O choque dessa descoberta foi muito intensificado pela
atitude de uma atraente jovem da sociedade de Nova Orleãs, por
quem ele se apaixonara, e que recusou casar-se com "um mero
jogador de xadrez". Morphy não era um lutador.A atitude
desatenciosa e cruel do mundo oprimiu tanto seu espírito que,
pouco a pouco, ele ficou mentalmente perturbado.Adquiriu uma
mania de perseguição e raramente saía da casa de sua mãe, a
não ser para dar um passeio ao longo da Canal Street, a avenida
que separa o bairro creole de Nova Orleãs do resto da
cidade.Nessas ocasiões , às vezes fitava moças bonitas que
passavam e segredava-lhes algumas palavras nos ouvidos.Meu
bisavô , pai de meus avós paternos nesta ocasião morou em Nova
Orleãs e contava que via Morphy com frequencia nas ruas daquela
cidade, sempre impecavelmente vestido, e sentia-se penalizado
porque ele nunca sorria, sofrendo aparentemente de uma grande
tristeza.Certa vez, fê-lo parar e segredou-lhe alguma coisa a
respeito de um Bispo, sem dúvida um lance de uma peça de
xadrez. Morphy
morreu aos quarenta e sete anos de idade, em resultado do que foi
provavelmente um acidente. Depois de andar sob o sol quente,
tomou um banho frio e foi encontrado morto na banheira.
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